MENSAGEM PASCAL 2012



Amados em Cristo,
Se a ressurreição de Cristo se referisse apenas a Ele, o seu significado para nós seria nulo. Cristo, porém, não ressuscitou sozinho, mas fez ressuscitar juntamente com Ele ,todos os seres humanos. Proclama fervorosamente, em relação ao tema, dentre os nossos predecessores, o santo ( boca de ouro): «Cristo ressuscitou, e não deixou nenhum morto no sepulcro. Tendo, pois, Cristo ressuscitado dos mortos, tornou-se a primícia entre todos os mortos». Primícia, isto é, da ressurreição de todos os mortos e dos que a partir de então irão morrer, e de seu translado da morte para a vida. A mensagem é de alegria , pois a ressurreição de Cristo destronou  o poder da morte. Aqueles que creem n'Ele esperam a ressurreição dos mortos e, por isso, são baptizados na sua morte;  ressuscitam com Ele, e vivem a vida eterna.
O mundo, longe de Cristo, procura acumular bens materiais apoiando neles a esperança da sua vida. Imprudentemente acredita que através da riqueza evitará a morte. E o homem errático, para acumular riqueza, acreditando que assim prolonga a sua vida, leva a morte aos outros. Retira-lhes a possibilidade de sobrevivência económica e, muitas vezes, interrompe violentamente o curso de suas vidas, pensando e esperando que assim  salva sua própria.
Ai dele, porém! É grave o seu engano. A vida é obtida somente por meio da fé em Cristo e da incorporação n'Ele.
A experiência da Igreja Ortodoxa  assegura-nos que aqueles que se unem a Cristo, vivem depois da morte, convivem com os vivos, dialogam com estes, os escutam e, frequentemente, atendem milagrosamente as suas súplicas.
Não é mais necessário, pois, procurar pelo mitológico elixir da imortalidade: a imortalidade está em Cristo e, por meio d'Ele, é oferecida a todos.
Não é necessário que povos sejam exterminados para que outros sobrevivam. Tampouco, que indefesas vidas humanas sejam ceifadas para que outros possam viver com mais conforto. Cristo oferece a todos a vida terrena e a celestial. Ele ressuscitou, e todos os que quiserem poderão seguir o caminho da ressurreição. Por outro lado, os que direta ou indiretamente espalham a morte, acreditando que desta forma poderão acrescentar dias às suas vidas ou mais conforto aos seus dias, condenam-se a si mesmos à morte eterna.
Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo para que todos tenham vida e vida em abundância. É um grande erro supor que o se possa alcançar bem-estar para a humanidade através dos conflitos. Cristo ressuscita dos mortos e anula a sua morte. Ele tem a força da transcendência da morte. O fato de que venceu a morte confirma a sua repulsa em ralação a ela. Cristo conduz à vida e no-la dá, se é que foi mesmo interrompida, pois Ele é a nossa vida e a nossa ressurreição. Por isso é que, nós, os fiéis, não tememos a morte. Nossa força não está baseada na invulnerabilidade de nossa existência, mas na certeza da ressurreição.
Cristo ressuscitou! E nós haveremos de ressuscitar! Sigamos, pois, amados irmãos e filhos no Senhor, o Cristo que ressuscita em todas as suas obras. Socorremos aqueles aos quais faltam os meios básicos de sobrevivência, para que permaneçam na vida. Proclamemos aos que ignoram a ressurreição de Cristo, que através dela a morte foi revogada e que, consequentemente, também eles podem participar em sua ressurreição, crendo n'Ele e seguindo os seus passos. A nossa ressurreição é plena somente se inclui a ressurreição de nossos outros irmãos. Então, a proclamação vitoriosa: "Cristo ressuscitou" haverá de ressoar salvíficamente para toda a humanidade. Assim seja.

Páscoa 2012